Novas tecnologias na escola: complicadores operacionais

Autores

  • Maria José Fernandes Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2008.v1.n1.a193

Resumo

Este trabalho trata do estudo sobre novas tecnologias na escola: complicadores operacionais. O interesse desse tema justifica-se pela necessidade da educação da era tecnológica, que deve estar condizente com seu tempo, utilizando a informática no ensino - aprendizagem. Tem por objetivo discutir as teorias sobre a utilização do computador na sala de aula, como ferramenta pedagógica para fundamentar o ensino - aprendizagem e analisar o espaço ocupado pelos computadores na escola. Discutir as teorias sobre tecnocultura e utilização do ciberespaço, na sala de aula, para fundamentar a existência de o novo ser cultural, a partir da Revolução da Informação e Comunicação. E, ainda, fazer uma análise da formação tecnológica do professor e das multilingüagens que o professor precisa usar para compreender as necessidades do novo ser cultural no processo ensino – aprendizagem, baseando-se nas teorias contemporâneas sobre tecnologia educacional de vários pensadores atuais, como Pierre Lévy, J.A. Valente, E. Ferreiro, P. Freire, Dertuozos e outros. A pesquisa é baseada em relatos de observação da utilização da sala de informática e do uso dessa tecnologia em sala de aula, do ensino médio, assim como asmotivações e perspectivas dessa prática pedagógica na educação atual, que exige uma nova metodologia de ensino apontada para o educando, a formação profissional de uma nova cultura para o professor, e o uso do ciberespaço na educação da Era Contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria José Fernandes Evangelista

Mestre em Semiótica pela UBC.

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Publicado

2008-11-03

Como Citar

Evangelista, M. J. F. (2008). Novas tecnologias na escola: complicadores operacionais. Revista Ciências Humanas, 1(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2008.v1.n1.a193

Edição

Seção

Artigo Original