Vivências e ações na luta pelos direitos da pessoa com deficiência – a humanização necessária

Autores

  • Luciana Magalhães UNITAU
  • Suelene Mendonça UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a174

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência. COMDEF. Educação Inclusiva. Vivências.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar as realizações em prol da pessoa com deficiência na cidade de Taubaté, por meio da ótica das ações realizadas desde 2007 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF). Tem cunho documental e bibliográfico aliado a um relato de experiência feito pela autora, que, atuante neste Conselho desde sua formação, relata um breve histórico deste, relacionando-o com as ações concretizadas. Com um referencial teórico baseado em autores da área da inclusão e educação inclusiva, como Bueno e Sassaki, ressalta as necessidades da pessoa com deficiência. Martins, Brandão e Caldart são trazidos para pontuar a atual situação da pessoa com deficiência na sociedade e a necessária militância para se reverter esta condição. A legislação concernente à área, principalmente o Decreto 5296/04 e a Convenção da ONU/06, mostra o caminho conquistado quanto aos seus direitos em vários âmbitos da sociedade. O relato dá um maior enfoque a uma das atividades do COMDEF que tem se intensificado nos últimos anos, que são as oficinas de sensibilização na área da educação inclusiva destinada a professores da rede municipal de Taubaté. Como resultado destas vivências ressalta o pouco conhecimento por parte destes professores no que concerne à educação inclusiva ou assuntos gerais relacionados.  Na conclusão pontua que a possível contribuição destas ações ainda não pode ser mensurada. No entanto para que se pense na diminuição de barreiras, a atuação do professor é essencial na busca de possibilidades inclusivas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Magalhães, UNITAU

Graduada em Direito pela UNITAU. Especialista em Gestão Educacional e em Educação Inclusiva. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU.

Suelene Mendonça, UNITAU

Doutora em Educação pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Magalhães, L., & Mendonça, S. (2015). Vivências e ações na luta pelos direitos da pessoa com deficiência – a humanização necessária. Revista Ciências Humanas, 8(1), 109-117. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a174