A Revista Ciências Humanas, em versão exclusivamente eletrônica a partir de 2008, é um periódico da Universidade de Taubaté, UNITAU, inserido desde 2011 no conjunto de atividades do programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, que abrange o Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais (MDH) e do Mestrado Profissional em Educação (MPE).

Tendo por objetivo dar vazão à extensa produção científica no campo das Ciências Humanas, tem como escopo os diálogos interdisciplinares promovidos no cenário do desenvolvimento humano e suas interfaces, bem como a abordagem das temáticas que convergem para a formação de professores da educação básica na perspectiva do desenvolvimento profissional e das políticas de inclusão escolar.

No âmbito do Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, publica artigos e ensaios que discutem as inter-relações entre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos.

No âmbito da Educação, o periódico publica ensaios ou artigos cuja temática contemple discussões que convergem para a Formação de Professores da Educação Básica na perspectiva do desenvolvimento profissional, privilegiando os debates que discutem a formação docente (inicial e continuada) no que tange às políticas públicas que a promovem, o impacto dessas nas práticas de formação e de atuação profissional a partir dos estudos sobre a constituição da identidade e profissionalidade docentes, considerando as bases do conhecimento profissional para o ensino e a ação profissional de ensinar. Também são analisadas as políticas de educação inclusiva, com foco nas organizações escolares e nas práticas que nelas se desenvolvem, tendo em vista a inclusão em seu sentido lato, buscando a adaptação à diversidade sociocultural nos contextos escolares.

A Revista Ciências Humanas encontra-se disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros. Possui um conselho editorial cujos membros estão vinculados a diversas instituições e regiões do País, além de consultores internacionais. A periodicidade é semestral, sendo o primeiro número do ano publicado no mês de junho e o segundo em dezembro.

Notícias

 

Chamada de artigos para a Revista Ciências Humanas - RCH 2019

 

Dossiê: Mestrados Profissionais e a formação dos profissionais da Educação

Esse dossiê pretende trazer à tona pesquisas, discussões e produtos oriundos de processos investigativos desencadeados em Programas de Mestrados Profissionais, que objetivem contribuir com a formação dos profissionais da Educação.

Desse modo, o presente Dossiê assume uma perspectiva de diálogo e inter-relação com as diferentes áreas de conhecimento, não se restringindo a área de Educação. Além disso, busca disponibilizar diferentes experiências e pesquisas sobre a temática além de dar visibilidade para os Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional.

Organizadores: Ana Maria Gimenes Corrêa Calil (UNITAU), Douglas da Silva Tinti (UFOP) e Marli E. D. A. de André (PUC-SP)

Período de submissão: até 31 de março de 2019

Previsão de publicação: 30 de junho de 2019

 
Publicado: 2019-03-01
 
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