TRABALHADORES DO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL: DIFICULDADES VIVIDAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo12

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano. Sofrimento no trabalho. Centro de Referência de Assistência Social. CREAS.

Resumo

O texto é parte dos achados da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Humano, em fase conclusiva, intituladaOs trabalhadores do CREAS: entre o compromisso e a angústia”. A pesquisa objetivou investigar os principais motivos de sofrimento dos trabalhadores que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) em um município do Vale do Paraíba. Reconhece-se a influência do trabalho na saúde física e mental do trabalhador, o que pode incorrer em adoecimento e desgaste da classe trabalhadora. No caso específico da Política de Assistência Social, os trabalhadores sociais além de vivenciarem a precarização das condições de trabalho, lidam cotidianamente com as expressões da questão social como a violência, a pobreza, dentre outras. Para os trabalhadores sociais que atuam com famílias ou indivíduos que tiveram seus direitos violados esse processo é ainda mais complexo. Nas unidades pesquisadas observou-se nas narrativas de assistentes sociais e psicólogos questões determinantes do sofrimento no trabalho tais como o número insuficiente de profissionais, fato que sobrecarrega e frustra os trabalhadores, apesar da Norma Operacional SUAS Recursos Humanos (NOBSUAS/RH, de 2011) determinar a equipe mínima; a carga horária diferenciada entre assistentes sociais e psicólogos, a baixa eficiência da rede socioassistencial, a falta de recursos nas unidades, dentre outros. Tais questões geram nos trabalhadores sofrimento e angústia, na medida em que, não conseguem atender a demanda com qualidade, cumprindo os compromissos profissionais assumidos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Silva Lopes, Universidade de Taubaté

Artigo na área de desenvolviemnto humano, com enfoque em saúde mental dos trabalhadores

Referências

AMARAL, A. O trabalho do assistente social com adolescentes em cumprimento de medidas sócioeducativas de liberdade. São Paulo, 2005.

ANDRADE, M.A. Trabalho e Totalidade Social: o momento predominante da reprodução social na Ontologia de Lukács. Dissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, 2011.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Norma Básica de Recursos Humanos Suas. Anotada e Comentada. Brasília, 2011. Disponível em: www.mds.gov.br/webarquivos/.../Normativas/NOB.

________. Ministério do desenvolvimento social e combate à fome. Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Brasília, 2005.

________. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.

________. LOAS. Lei Orgânica da Assistência Social. Brasília, MPAS, Secretaria de Estado de Assistência Social, 1990.

BERHING, E.R. Expressões políticas da crise e as novas configurações do Estado e da sociedade civil. In. Conselho federal de serviço social; associação brasileira de ensino e pesquisa em serviço social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 68-86.

CASSIMIRO, H. Adolescente em conflito com a lei. Brasília, 2011.

Conselho Federal de Assistência Social. 2009. Disponível em cfess.org.br. Acesso em Outubro de 2016.

COSTA, F.S.; AGUIAR, N.S. Centros de Referência da Assistência Social – CRAS: materializações e contradições da Política Nacional de Assistência Social. Rio Grande do Norte, 2013.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

______. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5.ed. São Paulo: Cortez/Oboré, 1992.

FEIJÓ, M. C.; ASSIS, S.G. O contexto de exclusão social e de vulnerabilidades de jovens infratores e de suas famílias, Estudos de Psicologia, 2004, 9 (1), 157-166.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Tais Pereira de Freitas. Serviço Social e medidas socioeducativas: o trabalho na perspectiva da garantia de direitos Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 105, p. 30-49, jan./mar. 2011.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. 2000. Disponível in: http://www.cedeps.com.br/wp-content/uploads/2000. Acesso 02 set 2016.

LIMA, João de Deus Alves. Execução das medidas socioeducativas de internação: uma análise do CAJE/DF, Brasília, 2012.

MARTINELLI, M. L. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 10ª edição, 2006.

MARTINS, Karina Tatiane da Costa. A Importância do Atendimento Interdisciplinar no Cumprimento da Medida Socioeducativa Privativa de Liberdade no CEDUC. Centro Universitário da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

MIRANDA, A. M. da C. A Reinserção do Adolescente em Conflito com a Lei na Sociedade. São Paulo, 2012.

MOTA, A. E. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In. Conselho federal de serviço social; associação brasileira de ensino e pesquisa em serviço social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 52-67.

_____. Cultura da Crise e seguridade Social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995.

MOTA, A.E.; AMARAL, A.S. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e serviço social. Pernambuco, 1998.

NOGUEIRA, Patrícia Cristiane. Atuação do psicólogo no CREAS em municípios de pequeno porte, Londrina, 2013.

POLONI, Delacir. Integração e interdisciplinaridade: uma ação pedagógica, São Paulo, 2012.

PRÉDES, G M. A precarização do trabalho e das políticas sociais na sociedade capitalista: fundamentos da precarização do trabalho do assistente social, Juiz de Fora, 2010.

RAICHELIS, R. Proteção social e trabalho do assistente social: tendências e disputas na conjuntura de crise mundial. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 116, p. 609-635, out./dez. 2013

SANTOS, M. C. O processo de afirmação da assistência social como política social. São Paulo, 2012.

SEQUEIRA, V. C. et al. Medidas Socieducativas: experiências significativas, Gênero e Inclusão Social, São Paulo: Mennon, 2009, 120-133.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Subsídios para uma reflexão sobre novos caminhos da interdisciplinaridade. In: Serviço Social e Interdisciplinaridade: dos fundamentos filosóficos à pratica interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão. 6ª ed.São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, M. M. da S. & Menezes-Santos, J. de A. O processo de desvinculação de um adolescente com a prática infracional, a partir do cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade, Pesquisas e Práticas Psicossociais 5(2), São João del-Rei, agosto/dezembro 2010.

VERONEZE, R.T. Agnes HELLER: Cotidiano e individualidade – uma experiência em sala de aula. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 12, n. 1, p. 162 - 172, jan./jun. 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-25

Como Citar

Silva Lopes, C. (2017). TRABALHADORES DO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL: DIFICULDADES VIVIDAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL. Revista Ciências Humanas, 10(2). https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo12