A importância da assessoria de imprensa na divulgação de movimentos sociais: Estudo de caso sobre a CPMF

Autores

  • Camila Aquino da Cunha Pasquini

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n2.a19

Palavras-chave:

Assessoria de Imprensa, movimentos populares, opinião pública

Resumo

A importância do trabalho realizado pela Assessoria de Imprensa na divulgação de movimentos sociais idealizados pela sociedade organizada é o tema central desse trabalho. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre as estratégias de comunicação que proporcionaram o sucesso obtido por quatro entidades líderes do movimento “Sou Contra a CPMF” (Associação Comercial de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo). A mobilização contou com o apoio da imprensa nacional, ao divulgar maciçamente os eventos realizados por dez meses. Por trás disso, um planejamento de divulgação eficiente por meio das assessorias foi extremamente importante para o “não” à CPMF ganhar força em todo o país. O movimento teve início no mês de março de 2007 e contou com diversos atos públicos para reunir assinaturas por meio de um abaixo assinado, posteriormente levado ao Congresso Nacional, pressionando assim os parlamentares para votarem contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, após 11 anos de sua criação.

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Publicado

2013-05-26

Como Citar

Pasquini, C. A. da C. (2013). A importância da assessoria de imprensa na divulgação de movimentos sociais: Estudo de caso sobre a CPMF. Revista Ciências Humanas, 4(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n2.a19

Edição

Seção

Artigo Original